quarta-feira, abril 06, 2005

Utilidades cibernéticas: blogues, wikis e RSS

Navegar na net é cada vez mais uma actividade diária e que cada vez menos exige a compreensão dos programas e aplicações dos utilizadores.
Assim sendo, o número de utilizadores tem vindo a crescer exponencialmente e são cada vez mais aqueles que se servem deste meio para aceder a serviços cuja base não necessitam de entender para deles usufruirem. No entanto, determinados conhecimentos básicos sobre alguns serviços disponíveis na net podem ser uma grande ajuda para evitar perdas de tempo que por vezes se dão em determinadas pesquisas. Três designações que estão nas bocas do mundo cibernáutico e acabam por ser bastante úteis são os blogues,os wikis e o RSS.

De modo simplista um blogue é uma página na Internet que possibilita a publicação livre de testemunhos escritos e de imagens, que ficam registados e são passiveis de ser consultados por qualquer utilizador.
Dentro dos blogues podem distinguir-se os individuais e os colectivos, os temáticos e os generalistas e até os blogues fotográficos. Mas apesar dessas diferenciações todos eles são considerados mais uma forma de partilha de informações, conhecimentos, ideias e experiências.
A interactividade permitida pela Internet aproxima os blogues da ideia de fóruns abertos nos quais o leitor pode dar uma resposta ao autor. Os tão badalados blogues assumem também a função de complemento informativo, que podem mesmo ser jornais online, uma alternativa aos conteúdos difundidos pelos meios de comunicação ou no mínimo a consulta de diferentes perspectivas.
Já o wiki é um software que permite a edição colectiva de documentos, utilizando apenas um sistema simples que não requer a revisão dos conteúdos antes da sua publicação.
A tecnologia wiki caracteriza-se pela facilidade de criação e modificação das páginas e também pela livre utilização de todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki.
Utilizando apenas um WikiWikiWeb é possível editar documentos colectivamente, com uma linguagem de marcação simplificada e usando apenas um navegador web. Num wiki uma página é referida como única página e um conjunto de páginas interligadas são o wiki.
Quando se fala de RSS (Rich Site Sumary) refere-se um formato de arquivo de padrão mundial para a partilha de notícias cuja grande funcionalidade é a rápida e fácil consulta das manchetes de uma lista de sites favoritos sem ser necessário aceder constantemente aos mesmos.
A ideia base deste projecto é compactar num único programa as notícias de diferentes fontes de modo a que o utilizador não perca muito tempo para se manter informado. Neste programa são então disponibilizados os títulos, os resumos das manchetes e um link de acesso aos sítios favoritos.

wiki
http://wiki.org/wiki.cgi?WhatIsWiki
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
http://br-linux.org/main/noticia-comparando_os_wikis.html

blogues
http://ciberjornalismo.com/oquesaoweblogs.htm
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/1867
http://blogs.sapo.pt/o_que_e.html
http://upgrade.weblog.com.pt/arquivo/001647.html

RSS
http://www.xml.com/pub/a/2002/12/18/dive-into-xml.html
http://www.rssficado.com.br/
http://rss.uol.com.br/
http://www.rnp.br/rss/rss-sobre.html

Sem comentários: