quarta-feira, maio 25, 2005

O que é o ciberjornalismo

Ciberjornalismo é uma disciplina relacionada com o trabalho jornalístico na Internet, que se distingue do jornalismo online por ser a actividade exclusiva de um jornalista que trabalha com, para e na internet (ciberjornalista).
O aparecimento do ciberjornalismo ultrapassou inequivocamente as versões dos jornais impressos na internet, na medida em que a informação é constantemente actualizada. Geralmente, a definição mais simplista de ciberjornalismo confunde-se erradamente com as de jornalismo digital, jornalismo online, webjornalismo ou jornalismo electrónico.

Ciberjornalismo pode definir-se como a recolha e distribuição de informação por redes de computadores como a internet ou através de meios digitais. Jo Bardoel e Mark Deuze criaram um nome para este tipo de produção - network journalism. Doug Millison, outro estudioso da jornalismo na internet tem uma concepção mais alargada.

No estudo do ciberjornalismo, só compreendendo em linhas gerais as características e evolução do jornalismo na Internet é que será possível discutir a sua credibilidade e real dimensão na vida daqueles que procuram as notícias, uma vez que há sempre quem defenda que o suporte físico do jornal impresso será sempre mais fiável e outros que vêem no ciberjornalismo uma possibilidade de alargamento mais fácil dos conhecimentos. Um exercício que pode levar a uma melhor compreensão do ciberjornalismo é a sua comparação com o jornalismo impresso.

Um exemplo de jornalismo online em Portugal é o Diário Digital e um dos estudiosos portugueses deste tipo de jornalismo é António Granado que no seu weblog dá algumas sugestões sobre este tema.

A verdade é que o ciberjornalismo tem vindo a tornar-se incontornável no panorama geral do jornalismo, o que se pode comprovar com as cadeiras leccionadas nos cursos superiores. Para aprofundar a pesquisa acerca do ciberjornalismo existe alguma bibliografia indispensável que deve ser consultada por quem queira tornar-se um expert nesta matéria.

Aliás, uma curta viagem pela internet chega para constatar o crescimento impressionante dos blogs que acabam por focar questões do ciberjornalismo tanto a nível nacional como internacional.

Sem comentários: