quarta-feira, maio 11, 2005

Comunicação social na net - comparativo

Procedendo a uma análise generalizada de aspectos como o conteúdo, o grafismo, a interactividade, a quantidade de links, a navegabilidade e a presença de elementos multimédia. Os meios de comunicação que constam nesta análise são : o Público, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o Correio da Manhã, a TSF, a Rádio Renascença, a Antena 1, a RTP, a SIC, a TVI, a Visão, o Expresso, O Independente, o Diário Digital, o Portugal Diário, o Mais Futebol, A Bola, o Record e O Jogo.

A nível gráfico existem grandes disparidades nos sites comparados. A desorganização e consequente dificuldade de consulta está patente principalmente nos sites do JN e da RR, mas os casos mais gritantes acabam mesmo por ser o da TVI (com excesso de marketing e publicidade, pouca informação e muita desorganização, além das cores agressivas de mais) e o do Independente (que se assemelha a um jornal de papel mas bastante mais incompleto). Pela positiva destacam-se o da RTP e o da Antena1, simples e apelativos, permitem uma consulta fácil e rápida e são organizados. Os restantes são de qualidade média.

Ao nível de conteúdos, pela positiva destaca-se o site do Público, o que contrasta com a sua mediania gráfica; e pela negativa o do Independente, muito incompleto.

Sob o ponto de vista da interactividade e tendo em conta iniciativas como fóruns, correio dos leitores ou votações, na generalidade a maioria dos sites é bem conseguida, salvo a excepção do da SIC e do Independente que não contemplam quaquer interctividade com o leitor. Todos os restantes incluem fóruns, inquéritos, cartas digitais ou chats.

Quanto à disponibilização de links para outras páginas e servidores, os mais completos são o da Bola, do Diário Digital , do Correio da Manhã e do Expresso apresentando diversos links e hipertexto. O Independente e o Record pecam pela falta de links.

A navegabilidade, na generalidade, é de nível médio, voltando a ser a do Independente a mais fraca e destacando-se pela positiva (presença de RSS) os sites da TSF e do Portugal Diário.

Na componente multimédia há duas divisões lógicas, aqueles que incluem a consulta de vídeos e sons (como serioa de esperar os sites das rádios e das televisões e mais alguns) – a TSF, a RR, a Antena1, a RTP, a SIC, a TVI, o Diário Digital, o Portugal Diário, o Mais Futebol, o Record e o Jogo – e os restantes que não têm essa funcionalidade.

Em suma, destaca-se uma linearidade a nível qualitativo de quase todos os aspectos dentro dos sites que pertencem ao mesmo grupo económico (como p.e. a RTP e a Antena 1 que muito se assemelham desde o grafismo até à interactividade).
Num balanço geral, o site mais incompleto e cujos índices qualitativos são sem dúvida mais baixos é o do Independente. Entre os jornais, apesar da nota gráfica não tão positiva, o eleito seria o do Público. Nas rádios destacam-se a TSF e a Antena 1. Nas televisões o mais completo e equilibrado é o da RTP. Também tem uma nota positiva o Diário Digital.



links a consultar:

http://www.publico.clix.pt/
http://dn.sapo.pt/
http://jn.sapo.pt/
http://www.correiodamanha.pt/

http://www.tsf.pt/online/primeira/default.asp
http://www.antena1.pt/
http://www.rr.pt/

http://www.rtp.pt/
http://www.sic.pt/online/homepage
http://www.tvi.iol.pt/home.html

http://visaoonline.clix.pt/
http://online.expresso.clix.pt/1pagina/default.asp
http://www.oindependente.pt/

http://diariodigital.sapo.pt/
http://www.portugaldiario.iol.pt/

http://www.ojogo.pt/21-79/index.htm
http://www.record.pt/
http://www.abola.pt/

Sem comentários: