terça-feira, outubro 04, 2005

Os Oscars do Jornalismo

Partindo da lista de finalistas dos "Online Journalism Awards" de 2005 e após uma análise geral e em algumas escolhas pecando por uma relativa subjectividade, os merecedores da "estatueta dourada" das categorias que se seguem são:

General Excellence in Online Journalism (large):
BBC News - destaca-se dos restantes nomeados ( CNN, ESPN, The New York Times e Nova Online).
A serviço informativo online da BBC destaca-se por uma grande abrangência temática acompanhada por um aprofundamento progressivo, de acordo com os interesses do utilizador. A nível gráfico está satisfatoriamente apresentado e correctamente dividido. Aposta na exploração de multimédia, na interactividade e em links úteis.
O BBC News apresenta-se, portanto, como o serviço mais completo.

Breaking News (small):
“BTK Serial Killer Confesses” Kansas.com - Esta "notícia de última hora" merece o galardão também por ser muito completa, tanto no grafismo como na informação. A página de apresentação da notíca está organizada consoante as diversas áreas de interesse, recheada de fotografias, gráficos, mapas e ficheiros áudio complementares. A notícia sobre o assassino em série cobre as vertentes informativas e emocionais e permite uma pesquisa mais avançada sobre o caso, sendo evidente uma grande exploração do tema.

Os outros finalistas foram “Microsoft to Gut Longhorn” Microsoft Watch, “Local Floods” Middletown NY Times Herald-Record e “McGowan Family Tragedy” The Palm Springs Desert Sun.

Outstanding Use of Multiple Media (small):
“Mission to Mante” Boulder Daily Camera - A melhor utilização dos multimédia é arrebatada pelo Daily Camera, que de modo eficiente conjuga a sobriedade e simplicidade gráfica com uma excelente exploração multimédia. Através de vídeos de fácil acessibilidade e bastante qualidade, de fotografias e de arquivos sonoros é estabelecida uma boa articulação com o texto. O blog ao qual o site está ligado é utilizado como mais um complemento que vem valorizar o conjunto.

“Hip-Hop at 30” New York Newsday , "State of the Hudson" Poughkeepsie Journal e “My House, My Shack” SixBillion.org foram os restantes nomeados para esta categoria.

Specialty Journalism (large) :
ESPN Insider - Prima pela vertente eclética da informação. Cobre variadas áreas desportivas de especial interesse para os norte-americanos, tanto sob a vertente informativa como sob a lúdica. Os links incluídos nos artigos permitem uma maior exploração sobre temas mais específicos. Apresenta também uma articulação com a programação televisiva e algumas revistas de referência (como a Golf Digest) e oferece variados serviços aos membros inscritos.

Restantes finalistas: The Chronicle of Higher Education, Computer World e “OC Varsity” Orange County Register .

Student Journalism:
“Global Messengers” University of North Carolina - Os estudantes da Carolina do Norte são os contemplados deste anocom a referência aos atletas paralímpicos. O grande destaque vai para uma apresentação original e bem elaborada aliada à fácil navegabilidade e consulta. O conteúdo textual ganha mais sentido com as fotografias e vídeos que o acompanham e na análise global gráfica este é um dos finalistas com melhores índices.

Outos finalistas: “Hartman Murder Files” University of Alaska Fairbanks e “Crossing Borders” Arizona State University.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu